Facebook-1Tab-Maringa-1908.png

A autenticação de documentos é o procedimento que garante a uma cópia a mesma validade e autenticidade de um documento original. O ato é realizado em Cartório de Notas e acontece a partir da análise do Tabelião, ou funcionário autorizado, que atesta que a cópia é idêntica.

Documentos pessoais e empresariais podem ser autenticados, garantindo a segurança dos mesmos, já que passam a ter validade jurídica, permitindo que não seja necessário estar sempre com os originais. Após a realização do ato, o título recebe um selo que comprova que o documento foi autenticado.

A autenticação só pode ser realizada a partir de um documento original, e entre as causas que impedem que o ato possa ser realizado estão as rasuras e adulterações, espaços em branco e documentos escritos à lápis.

Já o reconhecimento de firma é a comprovação de determinada assinatura, ato que garante mais segurança jurídica, tanto para quem assina como para quem recebe a assinatura.

O reconhecimento de firma por autenticidade ou verdadeiro, como é conhecido, acontece a partir da assinatura realizada na presença do tabelião ou funcionário autorizado, para isso também é necessário ter a ficha de firma arquivada no cartório. O interessado deve apresentar seus documentos originais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *